quarta-feira, 9 de março de 2011

Nota de Repúdio sobre o ocorrido no último show do carnaval da Praia de Iracema

O Diretório Central dos Estudantes da UFC (DCE UFC), entidade representativa dos estudantes dessa universidade, vem a público se manifestar sobre o ocorrido na madrugada do dia 08 para o dia 09 de Março do presente ano, em decorrência da violência da Guarda Municipal contra estudantes e a população de Fortaleza presente no show de Carnaval da promovido pela Prefeitura na Praia de Iracema.



Durante a última apresentação musical do carnaval promovido pela Prefeitura na Praia de Iracema, estudantes levantaram uma faixa que trazia os dizeres “CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM! PASSE LIVRE JÁ”. A faixa tinha o intuito de divulgar o ato que ocorrerá no dia 17 deste mês para tentar barrar o aumento da passagem de ônibus promovido pela Prefeitura que passou a valer no último domingo (06/03). Durante essa manifestação, completamente pacífica, um grupo de guardas municipais tentaram arrancar das mãos dos estudantes a faixa. Usando da força e sem nenhum tipo de dialogo tentaram impedir a liberdade de expressão.



Quando os estudantes resistiram com o apoio da população, segurando a faixa, foram atacados com spray de pimenta e cassetetes. Depois de muitas agressões e tentativas truculentas dos guardas municipais de rasgar a faixa eles se retiraram vaiados e sob protestos de todos os presentes. Mostrando a total conivência da Prefeitura de Fortaleza com essas atitudes, a coordenação do show e as autoridades que estavam presentes nos bastidores não se manifestaram de forma alguma sobre as agressões. Por outro lado, a população, indignada com a atuação violenta da guarda, aplaudiu quando novamente os estudantes levantaram a faixa e puxaram palavras de ordem contra o aumento da passagem e contra a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário